quarta-feira, 30 de março de 2011

A Tentação de Eva e a Queda do Homem (Gênesis 3)


A serpente era mais astuta que todos os animais do campo. E esta dialogando com a mulher que, também, fora criada por Deus, questionou-lhe sobre o que Ele havia lhe dito. E a mulher respondeu-lhe que do fruto das árvores do jardim poderiam comer, exceto do fruto da árvore que está no meio do jardim, caso contrário morreriam.
Então a serpente disse para a mulher que com certeza eles não morreriam. Mas que apenas seriam abertos os seus olhos para o bem e o mal, e que assim seriam como Deus. E que Deus sabia disso.
A mulher vendo que o fruto daquela árvore era bom e agradável aos seus olhos, e ambicionando ter entendimento, pegou o fruto e comeu e deu também ao seu esposo e este comeu.
Até então, eles não haviam percebido que estavam nus, pois não tinham maldade em seus corações. Mas, logo após ingerirem daquele fruto, lhes abriram os olhos e cada um percebeu sua nudez, e foram pegar folhas de figueira para se cobrirem, fazendo para si, aventais.
E ao ouvirem a voz do Senhor, que passeava pelo jardim, se esconderam. E questionou a Adão, o Senhor: Onde estás? E Adão respondeu que ao ouvir a Voz do Senhor soar, temeu e escondeu-se, pois estava nu. E Deus perguntou-lhe quem o havia mostrado que ele estava nu. Acaso, Adão teria comido da árvore que Ele o havia proibido? E Adão contou-lhe todo o ocorrido. E Deus perguntou para a mulher, porque ela havia feito isto. E ela lhe contou tudo sobre a serpente.
Deus então se dirigiu a serpente e disse-lhe que dali por diante ela seria maldita mais do que qualquer outro animal, que andaria sobre o próprio ventre e iria comer do pó da terra para sempre. Que ela jamais se entenderia com a mulher, e que ela feriria o calcanhar da mulher e esta por sua vez a cabeça da serpente. [i]
Dirigindo-se ainda para mulher disse-lhe que multiplicaria suas dores de parto e ainda aumentaria o desejo da mesma pelo esposo, e assim o domínio dele sobre ela.
Ainda disse para Adão que, por ter dado ouvido a voz da mulher, desobedecendo a voz de Dele, o mesmo teria que trabalhar arduamente para se alimentar, até que se tornasse em pó, ou seja, pelo resto de sua vida.
Adão então chamou sua mulher de Eva.
E Deus fez para eles túnicas de peles e os vestiu.
Para que o homem, agora sabendo do bem e do mal, não comesse também do fruto da árvore da vida, passando com isso a viver eternamente, Deus o pôs para fora do Jardim do Éden. E lá, começaria a lavrar a terra para então se alimentar. Em seguida, pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden e uma espada em chamas ao redor para guarda o caminho da árvore da vida.


[i] Este parágrafo, na realidade nos mostra a primeira promessa implícita do Plano de Deus. Ele prometeu aqui que Cristo nasceria de uma mulher e que seria crucificado, mas ressurgiria dentre os mortos para salvar a humanidade do pecado e da morte, destruindo completamente Satanás.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...